terça-feira, 4 de outubro de 2016

A escola nossa de cada dia...


Imagine a seguinte situação: Você acorda cedo, troca de roupa, toma seu café, pega aquele ônibus lotado, chega à escola, cumprimenta a galera, vai para a sala de aula E OLHA SÓ, o professor falta. A escola não consegue um professor substituto, fazendo com que você e todos os seus colegas voltem MAIS UM DIA cedo para casa.

Pensou nessa situação? Chata, não? Mas espera ai, você olhou pelo lado de quem? Do professor ou do aluno?

Pois é, essa é a realidade de muitas escolas da rede pública do nosso país. Muitos alunos acabam perdendo períodos longos de aula por conta da ausência dos professores. Ausência essa justificada pela falta de contratados ou outros motivos pessoais que dizem respeito ao profissional em si.

Recentemente, vimos em sala de aula o documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, 2007, dirigido por João Jardim, onde aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Em certa parte, tal temática é abordada, e nos traz visões diferentes sobre o assunto “falta de professores”, tanto por parte do aluno, como do profissional.

Se formos parar para pensar, ambas as partes (dentro do nosso atual modelo de educação brasileira) saem prejudicados. O aluno que perde a chance de aprender algo que possa futuramente mudar a sua vida e o professor.

Focamos então nesse ultimo, o professor. O que faz com que esse falte? Estamos falando apenas da falta em si? NÃO. Estamos tratando de um problema muito maior, um problema enraizado na nossa sociedade, que permeia muitas questões, para dentro e fora da escola. Problemas esses que se referem á:

-BAIXA REMUNERAÇÃO
-DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO
-FALTA DE RESPEITO DENTRO DAS SALAS DE AULA
-VIOLÊNCIA
-FALTA DE MATERIAIS


Poderíamos fazer uma lista enorme, cheio de pontos que justificariam tranquilamente esta falta. Foquemos então em soluções maiores, que ressignifiquem o papel do professor dentro da vida do aluno (e já que se trata de uma via de mão dupla, vice-versa). Medidas que valorizam a educação no nosso país. Medidas essa que começam no seu voto, que é capaz de eleger alguém que veja na educação A SOLUÇÃO PARA O NOSSO PAÍS.

3 comentários:

  1. 172972- Realmente, a atual situação da educação brasileira está precária, e o estimulo aos professores realizarem suas aulas tendem a diminuir com a proposta da PEC dos gastos, diminuindo assim os investimento em educação e saúde, propiciando um ambiente ainda mais desfavorável para os alunos e professores e aumentando ainda mais as desigualdades sociais.

    ResponderExcluir
  2. 159995
    Gostei muito da maneira como trataram a "falta de professores", pois esse argumento está muito ligado ao dia a dia dos estudantes em sala de aula. Entretanto, muitos criticam os professores por eles faltarem, realizarem greves, mas é uma minoria que se preocupa em saber o por quê eles agem dessa maneira. De fato, baixa remuneração, desvalorização da profissão, falta de respeito em sala de aula e os outros argumentos que usaram são os que levam esses professores a "faltarem", porque eles não estão apenas faltando, eles estão reivindicando melhorias para poderem exercer a sua profissão. E, realmente, quem sai perdendo, são os alunos, o que com certeza deve ser muito frustante para um professor não conseguir ensinar o que lhe foi proposto.

    ResponderExcluir
  3. 148784
    Corroborando com a pastagem, o índice de docentes que desistem de dar aula logo nos primeiros anos de trabalho, é muito grande, pois é um choque muito grande sair da graduação, onde tudo é lindo e utópico e entrar em uma escola pública.

    ResponderExcluir