quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bom galerinha, o nosso blog está chegando ao fim... Espero que tenham gostado das postagens que fizemos ao longo do semestre. Para encerrar com chave de ouro, o tema de hoje será sobre avaliação!
Como podemos avaliar os alunos sem atribuir-lhes uma nota? É uma pergunta muito difícil de ser respondida, pois sabemos que nas escolas os alunos são avaliados por notas. Pensando também que o método avaliativo atual, ele tenta enquadrar o conhecimento dos alunos, afim de que todos "saibam" a mesma coisa, porém será que este é o real objetivo de uma avaliação? Será que o aluno deve ser avaliado pelo conteúdo que o professor julga necessário que todos saibam? Ou será que todos os alunos sabem e entendem de formas diferentes? 
Este é o ponto que eu queria chegar com vocês hoje. Cada aluno tem sua particularidade e compreensão sobre cada assunto trabalhado em classe. Assim o professor deve buscar que o método avaliativo, não seja através do que o aluno sabe ou não sabe, mas sim, o quanto o aluno evoluiu do conhecimento que o mesmo tinha para um novo conhecimento. Portanto, um método avaliativo coerente, deve ser um método que envolva o aluno a pensar sobre o que o mesmo aprendeu (da onde ele estava e para onde chegou). O professor junto com o aluno deve construir um método avaliativo que busque avaliar de diversas formas o aluno e não apenas através de uma nota atribuida pelo professor, pois da mesma forma que tentamos incluir todos os alunos em um método avaliativo apenas, estamos na verdade, excluindo muitos outros métodos e muitas formas do aluno mostrar que entende do conteúdo.
Encerrando minha fala, espero que vocês tenham gostado das discussões aqui trabalhadas, e espero que tenham aprendido, assim como eu aprendi ao longo do semestre, meios e métodos de se trabalhar com o ensino médio. Um grande abraço, até a próxima!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Hoje vamos falar um pouco sobre como quebrar barreiras em relação aos temas trabalhados em uma sala de aula. Em uma atividade de aprofundamento o professor deve introduzir um tema relacionado à modalidade trabalhada. Assim, vou dar-lhes um exemplo;

O professor busca trabalhar a modalidade Tênis com seus alunos, assim o mesmo busca mapear o que os alunos sabem, na próxima aula o mesmo traz questões pertinentes ao conhecimento dos alunos. Numa aula em que o professor quer aprofundar o tema Tênis, pode-se trabalhar questões sociais, como, por exemplo, o tênis ser um esporte de elite, devido a sua história. Pode-se trabalhar também com quebras de paradigmas, mostrando para os alunos que apesar do tênis ser um esporte elitista, há sim possibilidade de qualquer pessoa aprender seus fundamentos e experienciar essa prática.

Assim em aula passamos noticias relacionadas ao tema e os alunos discutiram um pouco sobre como isso vem desde o inicio do esporte, e como hoje em dia, infelizmente, o esporte ainda não atingiu outras classes sociais.

Enfim, em uma aula de aprofundamento o que deve ser trabalhado são questões ligadas ao tema trabalhado, como questões econômicas, sociais, culturais, etc. da modalidade. Afim dos alunos compreenderem o contexto em que essa modalidade surge, como ela evoluiu e como ela é hoje e o porque da modalidade ser assim.


Resultado de imagem para tenis esporte elitizado