Essa semana nosso amiguinho calça quadrada vai nos ajudar a entender um elemento que esta muito presente em nossa sociedade, que é os padrões e os perfis que a sociedade consideram ideais para determinadas funções . No episodio acima nosso querido Bob esponja não consegue sua tão sonhada promoção de gerente por não possuir segundo o senhor Sirigueijo , "as qualidades de um gerente", que em sua opinião deveria ser uma pessoa madura e não um "gerentinho". Desta forma mesmo o fato de nosso querido personagem permanecer trabalhando duro em todos os episódios e ser considerado funcionário do mês por diversas vezes seguidas não são considerados elementos suficientes, fazendo assim com que não ganhe sua promoção que é dada para o Lula molusco, um individuo que mesmo não se importando tanto com seu trabalho, possui características consideradas de um individuo maduro e preparado por seu superior. E ai pessoal, na opinião de vocês como esses "perfis impostos" influenciam em nossa vida diária, e porque não no próprio ambiente escolar? Realmente existe essa história de aluno perfeito e se existe quem o impõe???
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Essa semana nosso amiguinho calça quadrada vai nos ajudar a entender um elemento que esta muito presente em nossa sociedade, que é os padrões e os perfis que a sociedade consideram ideais para determinadas funções . No episodio acima nosso querido Bob esponja não consegue sua tão sonhada promoção de gerente por não possuir segundo o senhor Sirigueijo , "as qualidades de um gerente", que em sua opinião deveria ser uma pessoa madura e não um "gerentinho". Desta forma mesmo o fato de nosso querido personagem permanecer trabalhando duro em todos os episódios e ser considerado funcionário do mês por diversas vezes seguidas não são considerados elementos suficientes, fazendo assim com que não ganhe sua promoção que é dada para o Lula molusco, um individuo que mesmo não se importando tanto com seu trabalho, possui características consideradas de um individuo maduro e preparado por seu superior. E ai pessoal, na opinião de vocês como esses "perfis impostos" influenciam em nossa vida diária, e porque não no próprio ambiente escolar? Realmente existe essa história de aluno perfeito e se existe quem o impõe???
terça-feira, 13 de setembro de 2016
Os circuitos dos jovens urbanos
Boa noite galerinha! Aqui mais uma vez o blog "Ensino Médio, e agora?" traz para vocês uma reflexão nova acerca do texto de José Guilherme Cantor Magnani "Os circuitos dos jovens urbanos".
Ele fala um pouco sobre circuitos. E vocês podem me perguntar, então, o que seria circuitos?! - Para o autor, circuitos não tem nenhuma relação com eletricidade, mas sim os caminhos e lugares que frequentamos diariamente, ou até mesmo as vezes. E ele separa os circuitos em três categorias, sendo elas: Pedaço: Lugar onde o individuo desenvolve sua sociabilidade básica, é um lugar que vai além da família, onde o individuo irá estabelecer laços fortes, e este lugar pode mudar, como, por exemplo, crianças tem seu "pedaço" na escola, adolescentes e jovens na faculdade e assim por diante.
Mancha: É uma área demarcada geograficamente com atividade predominante ligada com a dinâmica dos grupos que a frequentam, como, por exemplo, uma academia, uma biblioteca, lugares em que os indivíduos vão realizar uma atividade especifica predominantemente.
Trajeto: São espaços mais abrangentes nas cidades, com necessidade de muitas vezes um descolamento para longe de seu pedaço. O trajeto se caracteriza pelo percurso até o local de destino, seja uma mancha ou um pedaço.
Me reuni com meus amigos, afim de discutir um pouco sobre o texto e os conceitos que os autores trazem sobre essa questão e descobrimos que nós temos alguns pontos em comum e outros nem tanto.
Por exemplo temos um pedaço em comum que seria nossa faculdade de Educação Física, por outro lado também temos manchas muito diferentes (segue em anexo um mapa que fizemos para ver quais pontos temos em comum e quais não temos, aconselho você a fazerem o mesmo, pois da uma visão maior do que cada conceito significa)
Estes conceitos são muito legais, pois trazem uma ideia de identidade, "os meus amigos pertencem a mesma mancha que eu".
Enfim, essa foi uma breve discussão sobre o texto e espero que tenham gostado. Por favor, não deixem de comentar em baixo e como sempre, deixa aquele like para ajudar na divulgação e até a proxima!
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1D0mhOKFazpyoHF4voHtt7rfttHQ
Ele fala um pouco sobre circuitos. E vocês podem me perguntar, então, o que seria circuitos?! - Para o autor, circuitos não tem nenhuma relação com eletricidade, mas sim os caminhos e lugares que frequentamos diariamente, ou até mesmo as vezes. E ele separa os circuitos em três categorias, sendo elas: Pedaço: Lugar onde o individuo desenvolve sua sociabilidade básica, é um lugar que vai além da família, onde o individuo irá estabelecer laços fortes, e este lugar pode mudar, como, por exemplo, crianças tem seu "pedaço" na escola, adolescentes e jovens na faculdade e assim por diante.
Mancha: É uma área demarcada geograficamente com atividade predominante ligada com a dinâmica dos grupos que a frequentam, como, por exemplo, uma academia, uma biblioteca, lugares em que os indivíduos vão realizar uma atividade especifica predominantemente.
Trajeto: São espaços mais abrangentes nas cidades, com necessidade de muitas vezes um descolamento para longe de seu pedaço. O trajeto se caracteriza pelo percurso até o local de destino, seja uma mancha ou um pedaço.
Me reuni com meus amigos, afim de discutir um pouco sobre o texto e os conceitos que os autores trazem sobre essa questão e descobrimos que nós temos alguns pontos em comum e outros nem tanto.
Por exemplo temos um pedaço em comum que seria nossa faculdade de Educação Física, por outro lado também temos manchas muito diferentes (segue em anexo um mapa que fizemos para ver quais pontos temos em comum e quais não temos, aconselho você a fazerem o mesmo, pois da uma visão maior do que cada conceito significa)
Estes conceitos são muito legais, pois trazem uma ideia de identidade, "os meus amigos pertencem a mesma mancha que eu".
Enfim, essa foi uma breve discussão sobre o texto e espero que tenham gostado. Por favor, não deixem de comentar em baixo e como sempre, deixa aquele like para ajudar na divulgação e até a proxima!
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1D0mhOKFazpyoHF4voHtt7rfttHQ
Assinar:
Postagens (Atom)