Bom galerinha, o nosso blog está chegando ao fim... Espero que tenham gostado das postagens que fizemos ao longo do semestre. Para encerrar com chave de ouro, o tema de hoje será sobre avaliação!
Como podemos avaliar os alunos sem atribuir-lhes uma nota? É uma pergunta muito difícil de ser respondida, pois sabemos que nas escolas os alunos são avaliados por notas. Pensando também que o método avaliativo atual, ele tenta enquadrar o conhecimento dos alunos, afim de que todos "saibam" a mesma coisa, porém será que este é o real objetivo de uma avaliação? Será que o aluno deve ser avaliado pelo conteúdo que o professor julga necessário que todos saibam? Ou será que todos os alunos sabem e entendem de formas diferentes?
Este é o ponto que eu queria chegar com vocês hoje. Cada aluno tem sua particularidade e compreensão sobre cada assunto trabalhado em classe. Assim o professor deve buscar que o método avaliativo, não seja através do que o aluno sabe ou não sabe, mas sim, o quanto o aluno evoluiu do conhecimento que o mesmo tinha para um novo conhecimento. Portanto, um método avaliativo coerente, deve ser um método que envolva o aluno a pensar sobre o que o mesmo aprendeu (da onde ele estava e para onde chegou). O professor junto com o aluno deve construir um método avaliativo que busque avaliar de diversas formas o aluno e não apenas através de uma nota atribuida pelo professor, pois da mesma forma que tentamos incluir todos os alunos em um método avaliativo apenas, estamos na verdade, excluindo muitos outros métodos e muitas formas do aluno mostrar que entende do conteúdo.
Encerrando minha fala, espero que vocês tenham gostado das discussões aqui trabalhadas, e espero que tenham aprendido, assim como eu aprendi ao longo do semestre, meios e métodos de se trabalhar com o ensino médio. Um grande abraço, até a próxima!
Encerrando minha fala, espero que vocês tenham gostado das discussões aqui trabalhadas, e espero que tenham aprendido, assim como eu aprendi ao longo do semestre, meios e métodos de se trabalhar com o ensino médio. Um grande abraço, até a próxima!




