Fala galera! Queria postar aqui uma analogia que eu fiz lendo um texto chamado “a compressão do espaço – tempo e a condição pós-moderna”. Peguei essa imagem aqui que está logo ai embaixo do post e relacionei com algumas questões do texto!
A imagem mostra 2 mãos acorrentadas à algumas marcas que são reconhecidas mundialmente, como Ferrari, Nike, Apple, Oakley entre outras. Relacionando com o texto podemos dizer que junto à revolução industrial surgiu o Fordismo (produz enquanto tem matéria prima) e este modelo de produção ao passar dos anos acabou saindo de “moda”, surgindo a acumulação flexível (produzir o que é demandado), assim não há sobras!
Como o mundo está evoluindo cada vez mais rápido através da tecnologia, hoje podemos ir de um lado ao outro do planeta em poucas horas/dias, há um ponto importante a ser destacado que é a volatilidade (variação das coisas – chance de risco) e a efemeridade (coisa passageira), ambas são produtos desta sociedade que está crescendo e se modificando muito rápido. Produtos são feitos sob demanda, porém são feitos para estragarem logo, sem uma qualidade muito boa, pois logo em seguida (daqui uns anos) surgem outros produtos melhores que este que estava sendo comercializado (efemeridade). Há também a chance de este produto não dar certo no mercado (volatilidade), e a empresa perder muito dinheiro.
Como em nossa sociedade vivemos sempre “correndo”, cheios de compromisso, muitos de nós passamos a ter uma “atitude blassé” ( indiferença a atitudes do cotidiano), como por exemplo alguém passando fome ou pedindo dinheiro no semáforo. Isso acontece por estarmos “sem tempo” e cada vez menos prestando atenção à nossa volta.
Voltando um pouco a questão das marcas, hoje em dia não usamos uma camisa pela qualidade que a mesma tem, mas sim pela representação que ela traz (simulacro), sendo essa representação, status, poder, fama...
Fiz um resuminho do texto explicando um pouco dos conceitos para que vocês, caso queiram ler já saibam um pouco do que o texto se trata.
Por favor, curta e compartilhe com os amigos este resumo, caso tenham gostado!
Até a próxima!
