segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Hoje vamos falar um pouco sobre como quebrar barreiras em relação aos temas trabalhados em uma sala de aula. Em uma atividade de aprofundamento o professor deve introduzir um tema relacionado à modalidade trabalhada. Assim, vou dar-lhes um exemplo;

O professor busca trabalhar a modalidade Tênis com seus alunos, assim o mesmo busca mapear o que os alunos sabem, na próxima aula o mesmo traz questões pertinentes ao conhecimento dos alunos. Numa aula em que o professor quer aprofundar o tema Tênis, pode-se trabalhar questões sociais, como, por exemplo, o tênis ser um esporte de elite, devido a sua história. Pode-se trabalhar também com quebras de paradigmas, mostrando para os alunos que apesar do tênis ser um esporte elitista, há sim possibilidade de qualquer pessoa aprender seus fundamentos e experienciar essa prática.

Assim em aula passamos noticias relacionadas ao tema e os alunos discutiram um pouco sobre como isso vem desde o inicio do esporte, e como hoje em dia, infelizmente, o esporte ainda não atingiu outras classes sociais.

Enfim, em uma aula de aprofundamento o que deve ser trabalhado são questões ligadas ao tema trabalhado, como questões econômicas, sociais, culturais, etc. da modalidade. Afim dos alunos compreenderem o contexto em que essa modalidade surge, como ela evoluiu e como ela é hoje e o porque da modalidade ser assim.


Resultado de imagem para tenis esporte elitizado

Um comentário:

  1. É interessante pensar também o tenis, ao mesmo tempo é um esporte considerado de elite, é também aquele em que pode-se falar numa maior igualdade de gênero nas premiações e importância dada na mídia. Acho uma questão boa a ser discutida separadamente e a relação entre ambas.

    nara romero (14748)

    ResponderExcluir