segunda-feira, 21 de novembro de 2016

*Desenhe a mesma figura no quadrado ao lado

Resultado de imagem para atividades de ampliação


Imagine você, um professor que abre o livro da escola e se depara com a atividade proposta a cima. Você não tem outra opção, a atividade tem que ser realizada, que tipo de professor você seria? 
1. Aquele que pede para o aluno "reproduzir" o mesmo tipo de padrão desenhado anteriormente por outras pessoas.
2. Aquele professor que ressignifica as barreiras imagináveis e possíveis dos alunos, e que abre a possibilidade para que os espaços sejam transbordados e que as ideias fluam da forma que ele (aluno) achar necessária.

"O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva." SANTOS (2013)


5 comentários:

  1. Legal, a gente tenta ser o segundo né, mas é um desafio saber dosar disciplina, liberdade, criatividade.

    Só fiquei com uma dúvida. Quem é esse Santos aí? A renatinha? Brinks! Só acho legal identificar de quem é autoria, fiquei curiosa.

    nara romero (147481)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha Renatinha escreveu a frase no primeiro ano de FEF e esperou até agora pra publicar e fingiu uma citação de algum autor aí hahaha

      Excluir
  2. Essa publicação me lembrou da frase que sempre dizem quando o assunto é a influência do professor, falam que o professor é formador de opinião. Na perspectiva do segundo tipo de professor descrito, creio que ele não é um formador de opinião, mas alguém que mune os alunos de ferramentas para formarem a sua própria opinião.

    Mas não se pode negar o primeiro tipo de ensino. Não é pra tudo que o professor fala que não há jeito certo ou errado. Algumas coisas devem ser ensinadas bem diretamente como no exemplo, como gramática ou equações de matemática. Posso discutir e mudar o jeito de se desenhar um urso, mas 2 + 2 sempre será 4.

    ResponderExcluir
  3. 148983

    Ao longo dos anos que ficamos na faculdade somos expostos a exemplos dos dois tipos de professores, e somos muito estimulados a pensar como o professor do segundo exemplo, claro que, como a Nara citou, isso é um desafio, mas é um desafio que vale a pena ser feito.

    ResponderExcluir
  4. 160413
    Galera gostei do exemplo, que comprova bem o que vemos bastante na realidade docente.
    E é triste ver isso, não é ?
    Temos um sistema educacional falho, que tem seus rumos e investimentos definidos por reformadores empresariais, uma formação docente muitas vezes controvérsia, e por consequência uma educação muitas vezes meramente reprodutora.
    Tem sido bom compartilhar com vocês a possibilidade de pensar e agir diferente :)
    Gostei da publicação

    ResponderExcluir