terça-feira, 20 de setembro de 2016



Boa tarde gente, quem ai nunca assistiu a algum desenho do Bob esponja ? acho que todo mundo né!
Essa semana  nosso amiguinho calça quadrada vai nos ajudar a entender um elemento que esta muito presente em nossa sociedade, que é os padrões e os perfis que a sociedade consideram ideais para determinadas funções . No episodio acima nosso querido Bob esponja não consegue sua tão sonhada promoção de gerente por não possuir segundo o senhor Sirigueijo , "as qualidades de um gerente", que em sua opinião deveria ser uma pessoa madura e não um "gerentinho". Desta forma  mesmo o fato de  nosso querido personagem  permanecer trabalhando duro em todos os episódios e ser considerado funcionário do mês por diversas vezes seguidas não são considerados elementos suficientes, fazendo assim com que não ganhe  sua promoção que é dada para o Lula molusco, um individuo que mesmo não se importando tanto com seu trabalho, possui características consideradas de um individuo maduro e preparado por seu superior. E ai pessoal, na opinião de vocês como esses "perfis impostos"  influenciam em nossa vida diária, e  porque não no próprio ambiente escolar? Realmente existe essa história de aluno perfeito e se existe quem o impõe???

4 comentários:

  1. 117527 - Acredito que o "aluno" ideal é algo totalmente construído pelas classes dominantes. E além disso, os rótulos impostos aos alunos, e à todos de uma forma geral, restringem o potencial do rotulado de forma que o mesmo não se vê capaz de ultrapassar o limite imposto à ele. E por outro lado, aquele supervalorizado, pode também se acomodar estagnar.

    ResponderExcluir
  2. A ideia do que é exemplar ou não é uma norma constituída por quem detém o poder, quem dita os padrões. Há padrões a serem seguidos/obedecidos desde as idades iniciais, formando (ou tentando formar) os tais bons alunos e, posteriormente, os bons funcionários.
    Acredito que o perfil imposto ou o padrão requerido para um bom aluno/ aluno exemplar acaba desmotivando aqueles que são apontados como indivíduos abaixo disso, fora desses limites. Essa desmotivação pode levar o aluno a aceitar a ideia de que ele realmente não consegue, não é capaz de aprender, que não há nele potencial. Ao mesmo tempo, apontar um aluno como exemplo para os demais, pode fazer com que esse aluno se acomode nessa posição, entendendo ser desnecessário o empenho para melhorar ainda mais, afinal de contas, quem é melhor do que ele?!

    ResponderExcluir
  3. 147456
    Foi interessante a forma de como abordaram, por meio do vídeo, os padrões impostos pela sociedade. De certa forma, o significado é produzido pela cultura sendo transmitido pela linguagem. O que quer dizer isso? Que aceitamos as definições impostas pela linguagem que "produz a realidade" e não questionamos essa imposição. Agora, por exemplo, a mudança do currículo do Ensino Médio que pretendem colocar em prática a não obrigatoriedade de diferentes disciplinas, como as de filosofia e sociologia - que possibilitam a discussão e um outro olhar sobre a sociedade - só reforça a continuidade dos padrões impostos e aceitação dos mesmos.

    ResponderExcluir
  4. 135026-
    Essa questão de "perfis impostos", sem dúvida é algo presente no dia-a-dia das pessoas, seja no ambiente escolar, profissional e até mesmo no ambiente familiar. Com as diversas culturas, a subjetividade de cada indivíduo vai sofrendo influências que certamente vão de encontro com as opiniões e critérios que acreditam como sendo os mais adequados de forma generalizada, sem considerar a realidade, as diferentes opiniões de cada cidadão e suas específicas qualidades e habilidades, impondo critérios inclusive num contexto a nível nacional (aqui, me refiro à Medida Provisória 746/2016, a qual interfere diretamente no futuro da Educação Brasileira, retirando disciplinas - entre elas a Educação Física - de fundamental importância para o desenvolvimento pleno dos alunos cidadãos, retirando assim a possibilidade dos alunos de construírem o conhecimento e se desenvolverem como sujeitos inclusive de forma crítica). Certamente essa decisão entre várias outras impostas especificamente para determinado grupo de alunos, implicará no desenvolvimento de cada indivíduo e serão evidenciados nas ações de cada um deles no futuro, pois, é direcionada diretamente para a formação e consequentemente para o desenvolvimento deles.

    ResponderExcluir