Boa noite galerinha! Aqui mais uma vez o blog "Ensino Médio, e agora?" traz para vocês uma reflexão nova acerca do texto de José Guilherme Cantor Magnani "Os circuitos dos jovens urbanos".
Ele fala um pouco sobre circuitos. E vocês podem me perguntar, então, o que seria circuitos?! - Para o autor, circuitos não tem nenhuma relação com eletricidade, mas sim os caminhos e lugares que frequentamos diariamente, ou até mesmo as vezes. E ele separa os circuitos em três categorias, sendo elas: Pedaço: Lugar onde o individuo desenvolve sua sociabilidade básica, é um lugar que vai além da família, onde o individuo irá estabelecer laços fortes, e este lugar pode mudar, como, por exemplo, crianças tem seu "pedaço" na escola, adolescentes e jovens na faculdade e assim por diante.
Mancha: É uma área demarcada geograficamente com atividade predominante ligada com a dinâmica dos grupos que a frequentam, como, por exemplo, uma academia, uma biblioteca, lugares em que os indivíduos vão realizar uma atividade especifica predominantemente.
Trajeto: São espaços mais abrangentes nas cidades, com necessidade de muitas vezes um descolamento para longe de seu pedaço. O trajeto se caracteriza pelo percurso até o local de destino, seja uma mancha ou um pedaço.
Me reuni com meus amigos, afim de discutir um pouco sobre o texto e os conceitos que os autores trazem sobre essa questão e descobrimos que nós temos alguns pontos em comum e outros nem tanto.
Por exemplo temos um pedaço em comum que seria nossa faculdade de Educação Física, por outro lado também temos manchas muito diferentes (segue em anexo um mapa que fizemos para ver quais pontos temos em comum e quais não temos, aconselho você a fazerem o mesmo, pois da uma visão maior do que cada conceito significa)
Estes conceitos são muito legais, pois trazem uma ideia de identidade, "os meus amigos pertencem a mesma mancha que eu".
Enfim, essa foi uma breve discussão sobre o texto e espero que tenham gostado. Por favor, não deixem de comentar em baixo e como sempre, deixa aquele like para ajudar na divulgação e até a proxima!
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1D0mhOKFazpyoHF4voHtt7rfttHQ
159995
ResponderExcluirAchei muito legal a maneira como explicaram os conceitos de trajeto, mancha e pedaço. Além disso, muito interessante a maneira como representaram esses conceitos no mapa, ou seja, mostraram de maneira prática.
145136- Muito legal a forma que vocês fizeram o mapa! Essa explicação em forma de texto foi essencial para o entendimento, a junção do texto e do mapa deixou tudo bem claro!
ResponderExcluir148983- Ficou muito legal a maneira como vocês representaram os conceitos no mapa, e a maneira como vocês descreveram os conceitos também foi fácil de entender para analisar junto ao mapa.
ResponderExcluir118278 - Muito bom o mapa, é possível ter uma boa visão dos conceitos, é interessante também ver como as manchas e pedaços de cada pessoa mudam através do tempo, acompanhando a maturidade de cada um, eu estou desde 2011 nessa facul e já tive varias manchas diferentes mas ainda o meu pedaço continua sendo aqui na UNICAMP embora cada vez menos.
ResponderExcluir